domingo, 22 de fevereiro de 2015

Algoz





Algoz


"O termo com o sentido de homem cruel, algoz, verdugo, executor, vem de Belchior Nunes. Carrasco que foi o algoz oficial em lisboa no século XV, segundo uns, antes do século XVII segundo outros.
Em nome da lei, executava pessoas condenadas à pena capital."





Algoz Nuno Freire 2



Execução de Ana Bolena



"Quando informada da sua iminente execução, Ana Bolena fez chegar a Henrique VIII uma exigência

 - não aceitaria ser morta por um carrasco inglês, que utilizava o machado para a decapitação. 

Exigia a "importação" de um carrasco francês, pois estes usavam a espada. 

Para justificar a sua exigência, teria dito "uma Rainha da Inglaterra não curva a cabeça para ninguém e em nenhuma situação", pois as execuções com a espada eram feitas com a vítima ajoelhada, mas com a cabeça erguida."







Ana Bolena País que governou - Inglaterra


Período - 1533-1536

A amante do rei Henrique VIII teve uma passagem curta pela monarquia inglesa, mas balançou as estruturas. Disposto a tudo para ficar com ela, com uma canetada só Henrique "inventou" uma nova igreja (a anglicana, que permitia o divórcio) e causou a cisão definitiva entre a Inglaterra, o papa e o resto da Europa. Ana reinaria por apenas mil dias e terminaria presa na Torre de Londres, acusada de traição e adultério




Algoz Nuno Freire 3




 Últimas palavras de Ana Bolena


“Bom povo cristão, vim aqui para morrer, de acordo com a lei, e pela lei fui julgada para morrer, e por isso não vou falar nada contra ela. 

Não vim aqui para acusar ninguém, nem para falar de algo de que sou acusada e condenada a morrer, mas rezo a Deus para que salve o rei e que ele tenha um longo reinado sobre vós, pois nunca um príncipe tão misericordioso esteve lá: e para mim ele será sempre um bom, gentil e soberano Senhor. 

E se qualquer pessoa ponha isso em causa, obrigá-la-ei a julgar os melhores.

 E assim deixo o mundo e todos vós, e sinceramente desejo que todos rezem por mim. 

Ó Senhor, tem misericórdia de mim, 
eu louvo a Deus a minha alma.






1 comentário:

  1. Olá Nuno Freire, fiquei comovido por ver esse seu maravilhoso trabalho baseado num verbete do meu livro A Origem das Palavras.
    Aceite um carinhoso abraço e me sentiria muito feliz, em ser comentado por você na sua expertise em outros trabalhos artísticos.

    ResponderEliminar