terça-feira, 4 de agosto de 2015

Três

Nuno Freire


«Lembra-se, Sr. Rumgudgeon, foi há precisamente um ano, num domingo, que vim despedir-me de si
...

E não é que Smitherton também esteve ausente exatamente um ano?
...

 há nisto algo de estranho, pois Pratt e Smitherton não foram juntos. Pratt foi pela rota do Cabo Horn e Smitherton pela do Cabo da Boa Esperança
...

Sim, um foi para leste e o outro para oeste, e deram os dois uma volta ao mundo».



Nuno Freire



 «A Terra gira à volta do seu eixo, na direção oeste-leste, 24 mil milhas, em precisamente 24 horas, ao ritmo de mil milhas por hora. Agora, suponha que eu navego, desta posição, mil milhas para este. Antecipo o nascer do Sol em relação a Londres em exatamente uma hora. Prosseguindo mais mil milhas na mesma direção, antecipo-o em duas horas. E assim por diante, até ter dado a volta ao globo e regressado ao ponto de partida. Tendo andado 24 mil milhas para leste, antecipei-me ao nascer do Sol em Londres em 24 horas, logo estou um dia adiantado em relação a si.»



Nuno Freire


«Já o capitão Pratt quando viajou mil milhas para ocidente estava uma hora atrasado em relação ao nascer do Sol, e quando viajou 24 mil milhas para ocidente estava 24 horas atrasado em relação ao tempo de Londres.
...

Assim, para mim, ontem foi domingo; hoje é domingo para vocês; para Pratt, só amanhã será domingo»

Conto de Edgar Allan Poe
"Três domingos numa semana"



Nuno Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário